Resumos Expandidos

Instruções para submissão dos resumos expandidos

1. É obrigatório que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento, sendo que cada inscrição dará o direito à submissão de, no máximo, dois resumos expandidos;

2. Será aceito resumo expandido em português, espanhol ou inglês;

3. Será publicado nos Anais somente o resumo expandido que for apresentado no evento;

4. O resumo expandido deverá ser enviado, exclusivamente, via site do evento (link submissão), indicando o eixo temático;

5. Não será aceito resumo expandido de trabalho que ainda não produziu resultados;

6. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos no resumo expandido são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Serão considerados pela Comissão Científica o mérito, a relevância e a pertinência ao propósito do evento;

7. Será emitido somente um certificado por resumo expandido apresentado, contendo os nomes dos demais autores. O certificado estará disponível no site do evento;

8. O resumo expandido aceito no XI SIMPOS 2020 será publicado na página do evento (link Anais), ficando à disposição dos autores para download por um período de 12 meses;

9. No momento da submissão do resumo expandido, o autor deverá indicar o interesse em participar da seleção dos melhores trabalhos que serão premiados ao final do evento;

10. Os 3 (três) trabalhos mais relevantes por eixo temático, selecionados pela Comissão Científica, serão premiados no encerramento do evento;

11. Os eixos temáticos para submissão e apresentação dos resumos expandidos são:

  • Conservação e Meio Ambiente
  • Manejo Florestal
  • Silvicultura
  • Economia e Política Florestal
  • Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais

Normas para elaboração do resumo expandido

1. Sugere-se como estrutura básica recomendada para o resumo expandido: Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Referências Bibliográficas; e Agradecimentos (opcional).

2. O cabeçalho do resumo expandido deve seguir o template do XI SIMPOS 2020 (modelo anexo). A numeração de página deve estar na margem inferior, alinhada à direita, com tipo de fonte “Arial”, tamanho de fonte 9 (nove), iniciando a numeração a partir da primeira página do resumo.

3. O texto deverá ser formato word; tamanho do papel A4 (210 mm x 297 mm); orientação retrato; margens superior, inferior, esquerda e direita com 2 cm; e com máximo de 2 páginas, justificado em duas colunas, com tipo de fonte “Arial”, tamanho 10 (dez).

4. O título deverá ser apresentado em português, inglês ou espanhol, com máximo de 15 palavras, espaçamento simples entre linhas, fonte “Arial” tamanho 12 (doze), centralizado, com letras maiúsculas e em negrito.

5. Os nomes dos autores deverão ser apresentados abaixo do título, com espaçamento simples entre linhas, centralizado, escrito por extenso (nome e sobrenome) separado por vírgula, fonte “Arial” com tamanho 10 (dez) e negrito. Após o nome de cada autor deverá vir números sobrescritos separados por vírgula e sem parênteses, relacionando com as filiações e emails dos respectivos autores. Será permitido, no máximo, 6 (seis) autores no resumo expandido.

  • Obs: Para validação da publicação, o primeiro autor (apresentador do trabalho) deverá se inscrever antecipadamente no evento, com data limite de pagamento das inscrições até de 15 de agosto de 2020, podendo submeter até 02 (dois) resumos expandidos. Não há limite de participação como coautor em outros trabalhos. Caso o pagamento não seja efetuado até esta data, o trabalho não poderá ser apresentado e não fará parte dos Anais do Evento.

6. Abaixo dos nomes dos autores deverá ser apresentada a filiação institucional, em fonte “Arial” tamanho 9 (nove), centralizado, itálico, separado por vírgula, seguido com separação de ponto e vírgula dos respectivos e-mails para correspondência.

7. O abstract (resumo) deverá possuir fonte “Arial” tamanho 10 (dez), justificado, itálico, espaçamento simples entre linhas e no máximo de 200 palavras. A palavra abstract deverá ser redigida em negrito.

8. As palavras-chave (keywords), no mínimo três e máximo seis serão separados por vírgula e com estarão logo abaixo do corpo do abstract.

9. Resumo expandido apresentado nas línguas inglesa ou espanhola deverá possuir o resumo e as palavras-chave na língua portuguesa.

10. O texto deverá ser escrito em fonte “Arial” com tamanho 10 (dez), espaçamento simples entre linhas e justificado.

11. Os subtítulos (Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Referências Bibliográficas; Agradecimentos) deverão ser alinhados à esquerda, fonte “Arial” tamanho 11 (onze) e negrito. As iniciais de cada palavra deverão ser em maiúsculos. Outros níveis de subtítulos deverão ser alinhados à esquerda, negrito e itálico, sendo somente a primeira palavra com inicial maiúscula.

12. As chamadas das figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto antes da ocorrência destas. No caso das tabelas, os títulos deverão ser posicionados acima destas, enquanto que no caso das figuras, os títulos deverão ser posicionados logo abaixo. Em ambos os casos, os títulos das figuras e tabelas deverão ser redigidos em tamanho 9 (nove), espaçamento simples entre linhas e justificado. As informações constantes no interior das tabelas deverão possuir tamanho 9 (nove). As figuras e tabelas deverão ser formatadas de forma legível, e quando couber, legenda e observações podem ser inseridas no rodapé destas.

13. No cabeçalho do resumo expandido deverá conter as logomarcas oficiais do SIMPOS2020 e da UNICENTRO, conforme modelo e arquivos disponíveis para download.